quinta-feira, abril 19, 2007

Filosofia do Taekwondo

O Taekwondo tem cinco princípios:

CORTESIA - A Cortesia deve estar sempre presente nas relações do praticante com terceiros. Representa o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza. Ser Cortês significa ser atencioso, delicado e interessado pelo bem-estar dos outros.
INTEGRIDADE - Ser integro deve ser uma das qualidades do praticante de Taekwondo. A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correcto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas acções. É necessário que este se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa. Apenas quando o estudante se conhecer a si próprio conseguirá superar-se e conhecer os outros.

PERSEVERANÇA - O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer "vou conseguir mais". Nunca deve desistir perante as dificuldades, encarando cada uma como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir.
AUTO-DOMINIO - A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar. O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reacção sempre que necessário. Para além do físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, actuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.

ESPÍRITO INDOMÁVEL - O praticante deve desenvolver o seu espirito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objectivos. Uma pessoa possuidora de um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida. Nada conseguirá vencer um praticante de Taekwondo com um espirito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções correctas não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.
FPT